Cirurgia Oncoplástica ou Cirurgia de mama
Nossa unidade

O que é uma cirurgia oncoplástica ou cirurgia de mama?
A cirurgia de mama, ou cirurgia oncoplástica é um tratamento comum para o câncer de mama e seu objetivo principal é retirar o máximo possível do tumor com uma margem de segurança.
A maioria das mulheres com câncer de mama fará algum tipo de cirurgia como parte de seu tratamento, que dependendo da situação terá diferentes razões. Por exemplo, a cirurgia pode ser realizada para:
-
Remover o máximo possível do tumor.
-
Diagnosticar se a doença se disseminou para os linfonodos.
-
Reconstruir a forma da mama após a cirurgia de remoção do câncer.
-
Aliviar os sintomas do câncer de mama avançado.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CIRURGIA PARA O CÂNCER DE MAMA?
POSSO ESCOLHER O TIPO DE CIRURGIA?
QUANTO TEMPO DURA UMA CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA?
QUANDO O CÂNCER DE MAMA TEM CURA?
O QUE É A CIRURGIA DOS LINFONÓDULOS?
QUAIS SÃO AS OPÇÕES EM CIRURGIAS PARA REMOÇÃO DOS LINFONÓDULOS?
QUANDO SE FAZ NECESSÁRIA UMA RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA?
QUANDO A CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA AVANÇADO É RECOMENDADA?
O QUE É A MAMOPLASTIA REDUTORA?
O QUE ENVOLVE A REDUÇÃO DAS MAMAS?
QUANTO TEMPO DEMORA UMA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS?
COMO É A RECUPERAÇÃO NA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS?
O EFEITO DA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS É PERMANENTE?
AS CICATRIZES NA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS SÃO VISÍVEIS?
Dúvidas frequentes sobre cirurgia de mama ou cirurgia oncoplástica
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CIRURGIA PARA O CÂNCER DE MAMA?
Existem dois tipos principais tipos de cirurgia para o câncer de mama:
-
Cirurgia Conservadora da Mama. Também chamada de tumorectomia, quadrantectomia, mastectomia parcial ou mastectomia segmentar, consiste na retirada do segmento ou setor da mama que contém o tumor. O objetivo é retirar o tumor, com algum tecido normal adjacente. O quanto da mama é removida depende do tamanho e localização do tumor e de outros fatores.
-
Mastectomia. Neste procedimento toda a mama é retirada, incluindo todo o tecido mamário e às vezes outros tecidos próximos. Existem vários tipos diferentes de mastectomias. Algumas mulheres também podem fazer uma mastectomia dupla, que consiste na remoção das duas mamas.
POSSO ESCOLHER O TIPO DE CIRURGIA?
Muitas mulheres com câncer de mama estágio inicial podem escolher entre cirurgia conservadora da mama e mastectomia. A principal vantagem da cirurgia conservadora é que uma mulher mantém a maior parte da mama. Mas, na maioria dos casos, ela também precisará fazer radioterapia. As mulheres que fazem mastectomia para câncer em estágio inicial nem sempre têm indicação de radioterapia.
Para algumas mulheres, a mastectomia pode ser uma opção melhor, devido ao tipo de câncer, tamanho do tumor, histórico de tratamento prévio ou alguns outros fatores.
QUANTO TEMPO DURA UMA CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA?
Mastectomia: Em geral, uma mastectomia demora entre duas e três horas. Porém,esse tempo pode variar em função do tipo de câncer. Depois da cirurgia, você provavelmente ficará no hospital durante uma ou duas noites, período que também poderá variar de mulher para mulher.
QUANDO O CÂNCER DE MAMA TEM CURA?
O câncer de mama, assim como todos os demais tumores, terá sua maior chance de cura quanto mais precocemente for diagnosticado, ou seja, quanto menor for o tamanho do nódulo mamário no momento do diagnóstico, associado a ausência de metástase nos gânglios da axila e ausência de metástase nos demais órgãos.
O QUE É A CIRURGIA DOS LINFONÓDULOS?
Para saber se o câncer de mama se disseminou para os linfonodos axilares, um ou mais gânglios são removidos e examinados no microscópio. Esta é uma parte importante do estadiamento da doença. Os linfonodos podem ser removidos durante a cirurgia para retirar o tumor da mama ou num procedimento separado.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES EM CIRURGIAS PARA REMOÇÃO DOS LINFONÓDULOS?
Os dois principais tipos de cirurgia para remover os linfonodos são:
-
Biópsia do Linfonodo Sentinela. A disseminação da doença para os linfonodos segue um trajeto onde necessariamente há um primeiro gânglio pelo qual as células malignas devem passar. Neste procedimento, o cirurgião remove apenas o linfonodo que contém o câncer. A remoção de apenas um ou alguns linfonodos reduz o risco de efeitos colaterais da cirurgia.
-
Dissecção Axilar dos Linfonodos. Neste procedimento, o cirurgião retira cerca de 10 a 40 linfonodos axilares. Atualmente, a dissecção não é realizada com tanta frequência, mas ainda pode ser a melhor forma de se observar os linfonodos em algumas situações.
QUANDO SE FAZ NECESSÁRIA UMA RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA?
Quando se faz uma cirurgia, seja mastectomia, seja quadrantectomia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução, para que a mama mantenha o aspecto estético mais próximo possível do desejado pela paciente.
Existem vários tipos de reconstrução mamária, embora as opções de cada paciente dependam de sua situação clínica e de suas preferências pessoais. Cada paciente pode escolher entre fazer a reconstrução mamária no momento da mastectomia (reconstrução imediata) ou num momento posterior (reconstrução tardia).
Se você está pensando em fazer a cirurgia de reconstrução, deve discutir com seu mastologista ou cirurgião plástico antes da mastectomia. Isso possibilitará à sua equipe médica planejar as melhores opções de tratamento para o seu caso, mesmo que você decida fazer a reconstrução mais tarde.
QUANDO A CIRURGIA DE CÂNCER DE MAMA AVANÇADO É RECOMENDADA?
Embora a cirurgia seja improvável de curar o câncer de mama disseminado, ainda pode ser útil em algumas situações. Por exemplo, a cirurgia pode ser realizada:
-
Quando o tumor está provocando feridas abertas na mama.
-
Para tratar pequenas áreas de disseminação da doença, como metástases cerebrais.
-
Quando uma área de disseminação está pressionando a medula espinhal.
-
Quando o tumor está comprimindo o fígado.
-
Para aliviar a dor ou outros sintomas
Se o seu médico indicar a cirurgia para câncer de mama avançado, é importante que você entenda o objetivo, seja para tentar curar a doença ou prevenir ou tratar os sintomas.
O QUE É A MAMOPLASTIA REDUTORA?
As mamas após a puberdade são rígidas devido à quantidade de glândula. Com o passar do tempo há uma diminuição da quantidade de glândula, aumento da gordura e tendência à ptose (queda da mama). A gravidez é um importante fator na aceleração da ptose mamária. As mamas muito volumosas e pesadas chegam até a causar dores nas costas e no pescoço de algumas mulheres, podendo causar também má postura pelo excesso de volume.
A hipertrofia mamária também pode causar sulcos nos ombros no local da alça do sutiã.
O QUE ENVOLVE A REDUÇÃO DAS MAMAS?
A redução das mamas envolve a retirada do excesso de tecido mamário e a moldagem e elevação da mama. As técnicas e incisões utilizadas devem ser discutidas e esclarecidas com o cirurgião e a paciente, e podem variar conforme o tipo e tamanho da mama.
QUANTO TEMPO DEMORA UMA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS?
O tempo médio da cirurgia varia entre duas e quatro horas, dependendo da técnica utilizada. Podem ser utilizadas anestesia local com sedação, geral ou peri-dural . O tipo de anestesia utilizado deve ser discutido antes com o cirurgião e anestesista. Os tipos de incisões realizadas são: periareolar, vertical, em L ou em T invertido.
COMO É A RECUPERAÇÃO NA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS?
Nos primeiros 30 dias após a cirurgia, a paciente não deverá movimentar os braços nem levantar peso. Ela poderá alimentar-se sozinha, e deve utilizar roupas abertas na parte da frente e usar sutiã especial de pós cirúrgico.
O EFEITO DA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS É PERMANENTE?
O efeito redutor da cirurgia de mamas dura para sempre, porém, se a paciente engordar muito ou engravidar, as mamas podem aumentar de volume novamente. O tamanho da cicatriz varia com a técnica utilizada, sendo que quanto maior a diminuição das mamas, maiores serão as cicatrizes.
AS CICATRIZES NA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMAS SÃO VISÍVEIS?
Normalmente as cicatrizes estão localizadas no sulco mamário e não são visíveis através dos maiôs tradicionais e sutiãs. A paciente poderá retornar às suas atividades normais após 30 a 60 dias.
O objetivo é proporcionar à paciente mamas proporcionais ao seu torax e quadril, havendo uma grande melhora da sua auto-imagem corporal.
É uma das cirurgias mais comuns, dentre as cirurgias plásticas , pois, além de ser indicada para melhorar a forma da mama, também é indicada como recurso complementar no tratamento de problemas causados por mamas muito grandes.
ONDE A DRA. ÂNGELA PARIZOTTO ATENDE?
Além de atuar junto ao Hospital Bruno Born de Lajeado desde 2012, a Dra. Ângela Parizotto atende em seu consultório na cidade de Lajeado/RS, na Av. Benjamin Constant, 1126 - Sala 301 - Centro.
QUAL É A EXPERIÊNCIA DA DRA. ÂNGELA PARIZOTTO?
Graduação em Medicina pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Fêmina - HF/GHC - RQE 21826.
Especialização em Mastologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA/UFRGS - RQE 24689.
Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia/Mastologia pela UFRGS 2018
Professora de Mastologia e Obstetrícia na Univates.
Médica Mastologista do Hospital Bruno Born desde 2012.
As informações contidas nesta página foram adaptadas das seguintes fontes: www.oncoguia.org.br, www.diovaneruaro.com.br, www.guilhermelunamartinez.com.br